COOPERATIVA é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada, de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos, tendo como princípios os seguintes:
1. Adesão livre e voluntária - Todas as pessoas estão aptas a se tornarem cooperadas, independente de etnia, posição social, cor, política partidária ou credo, bastando estar de acordo com os princípios cooperativistas.2. Gestão democrática: As cooperativas são organizações democráticas, administradas conforme a vontade dos cooperados, que escolhem a diretoria através de voto, em Assembleia Geral.
3. Participação econômica dos cooperados: Os cooperados, habitualmente, recebem uma remuneração, de acordo com o capital investido. O excedente geralmente é destinado para o desenvolvimento da cooperativa ou para benefício dos membros, na proporção de suas transações.
4. Autonomia e independência: As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se firmarem acordo com outras organizações, incluindo instituições públicas ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegure o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.
6. Intercooperação: As cooperativas servem de forma mais eficaz os seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais. As cooperativas só serão eficientes se agregarem qualidade, produtividade e economia de escala nos serviços.
7. Interesse pela comunidade: As cooperativas contribuem para o desenvolvimento da comunidade com a geração de empregos, produção, serviços e preservação do meio ambiente, mediante políticas aprovadas pelos seus cooperados.